top of page

I Seminário Ditadura, Empresas e Violação de Direitos

 

IV Encontro Internacional da Rede de Processos Repressivos, Empresas, Trabalhadores(as) e Sindicatos na América Latina

5 a 7 de junho de 2023

São Paulo / Brasil

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

 

Local: Unifesp campus São Paulo

rua Pedro de Toledo, 697 - Vila Clementino

          Este evento visa debater as pesquisas que buscam levantar informações, analisar documentos, coletar testemunhos e produzir análises sobre a cumplicidade e a responsabilidade de empresas, nas graves violações de direitos ocorridas durante regimes autoritários. Seu escopo político, a relação da repressão com o regime político envolvido, se junta ao recorte espacial e prático das violações de direitos humanos, crimes e outros atos ilícitos cometidos seja nas empresas, bem como no suporte e financiamento às ações repressivas coordenadas pelo Estado. As práticas das empresas em colaboração com as ditaduras incluem a coleta e a transmissão de informações sobre a atividade sindical de trabalhadores, a participação direta em violações graves de direitos humanos como tortura e desaparecimentos, inclusive dentro das fábricas, e o aporte logístico e material aos aparatos repressivos. Mas, também, outras ações ligadas aos processos repressivos, o que demanda a compreensão dos processos conflitivos com os trabalhadores e os processos econômicos e consequentes benefícios que as empresas e os empresários possam ter obtido.

          O evento entende que o impacto excede as vítimas diretamente atingidas e continuam a ter consequências até os dias atuais se não forem compreendidos em suas diversas dimensões. Há aspectos de gênero, raciais e de ataques diretos às populações originárias e tradicionais dos territórios de interesse das empresas. 

          Durante os anos de 2021 a 2023, o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/Unifesp), com financiamento do Ministério Público Federal, organizou uma pesquisa sobre esse tema e que, neste momento, enseja a organização do I Seminário Ditadura, Empresas e Violação de Direitos.

          De modo semelhante e fomentando a reunião de esforços, o IV Seminário Internacional da Rede de Processos Repressivos, Empresas, Trabalhadores(as) e Sindicatos na América Latina é um evento acadêmico que reúne pesquisadores e pesquisas de diversas áreas e países com o intuito de promover a aproximação e integração de pesquisadores e pesquisadoras. Nos três seminários anteriores um amplo conjunto de pesquisadores e grupos de pesquisa puderam fortalecer e aprofundar seus entendimentos sobre as formas de abordar a temática.

          Ambos os seminários preveem a realização de mesas redondas e reuniões sobre o papel das grandes corporações nas ditaduras e o envolvimento delas com as políticas repressivas dos regimes autoritários; as relações entre empresariado, repressão e ditaduras no continente; a ação dos trabalhadores frente ao aparato repressivo; e, por fim, o debate sobre memória, justiça e reparação aos trabalhadores vítimas das graves violações de direitos humanos.

          Os seminários são voltados para a comunidade acadêmica, os movimentos sociais e os diversos operadores de justiça e têm como objetivo consolidar os vínculos entre os diversos setores de produção acadêmica e de lutas sociais, assim como fortalecer os movimentos de trabalhadores e trabalhadoras em defesa do direito à memória, à verdade e à justiça.

Organização:

Carla Osmo (CAAF/Unifesp, Brasil)

Edson Teles (CAAF/Unifesp, Brasil - coordenador)

Marília Calazans (CAAF/Unifesp, Brasil)

Victoria Basualdo (Conicet - Flacso, Argentina)
 

Comissão Científica:

Adriana Gomes Santos (UFRR, Brasil)

Aparecido de Faria (IMA, Brasil)

Carla Osmo (Unifesp, Brasil)

Edson Teles (Unifesp, Brasil)

Elson Matos (Unifesp, Brasil)

Flavia Rios (UFF, Brasil)

Daniel Marín (Universidad de los Andes, Colômbia)

Javier Amadeo (Unifesp, Brasil)

Leigh Payne (University of Oxford, Inglaterra)

Marília Calazans (Unifesp, Brasil)

Rosa Cardoso (Comissão Nacional da Verdade, Brasil)

Victoria Basualdo (Conicet / FLACSO, Argentina)
 

Apoios:

Ministério Público Federal (MPF)

Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP)

bottom of page